Patrícia Schneider
CRP 07/21961
Psicóloga
Clínica
Contato: (51) 8137-6881
E-mail: patricia@napvs.com.br
Atendimento das 8 horas às 21 horas
Estácionamento próprio

Adolescência
A adolescência é um período de mudanças, onde quase tudo se renova, se transforma. Os corpos, gestos, pensamentos, emoções, desejos, direitos e responsabilidades. Fase de transição onde á uma mudança da identidade infantil para uma nova identidade a ser encontrada. Fase de experimentações, dúvidas, ousadias, conquistas externas e internas que marcam uma nova forma de ser e estar no mundo.
É na adolescência que surge o momento de estabelecer novos laços fora do ambiente familiar. Amigos, paixões, parcerias que compartilham visões de mundo e os diferenciam dos pais, reafirmam sua singularidade, na busca de uma nova identidade.
A adolescência é um período de grande interesse pelo mundo. O adolescente quer ganhar as ruas, conhecer lugares, saber como vivem outras pessoas, quer se expandir e participar. A excessiva exposição ao risco, impulsividade, experimentações, rebeldia, comportamentos transgressores, comportamentos aparentemente patológicos e abuso de drogas, situações que fazem os pais pensarem sobre como lidar com elas sem interferir no bom desenvolvimento do adolescente. Cabe à família a modulação das atitudes do adolescente que têm um limite entre o saudável e o patológico. Nesse período, a orientação de um psicólogo ajudará no desenvolvimento psicológico e social do adolescente.
Este processo é vivido como um todo pela família. O seu desenrolar vai depender se a família estará ou não com dificuldades de mudança. Para isso, é necessário enfrentar os conflitos e procurar compartilhar esse trajeto com eles, sempre respeitando a busca por independência.
A proposta da terapia com adolescentes é oferecer um espaço "neutro", uma escuta especializada e atenta, onde ele possa se sentir livre para falar de suas angústias, anseios, desejos, medos, ideias e dúvidas, buscando informações sobre questões que normalmente surgem nessa fase. É um espaço para pensar sobre sua nova condição de existir e sentir-se, o que pode lhe possibilitar amadurecimento e desenvolvimento pessoal.
Patrícia Schneider
Psicóloga
